1 de dezembro de 2013

O Ciclo do Segredo


SEGREDO


A razão do Segredo é a sua revelação. Mas o momento que antecede o seu sentido sempre será secreto. Há algo no Segredo que o prende às profundezas originais. É certo que o mistério permanecerá misterioso. A sibila habita um sono profundo na substância dos sonhos. Quando um dragão dorme é porque seus olhos estão abertos. Faz parte da anatomia do Segredo.

Dentro do Templo existe um livro. Na caverna, uma taça de leite e sangue. No centro do botão da rosa, um ovo. Na concha, caracol. A casca fina de Babushka sofisticada é véu que não se descerra. Só quando se está morto.

A Papisa/ Scapini Tarot

A GRÃ-SACERDOTISA - II

A Sacerdotisa, Arcano 2 do Baralho Maior, traduz a a noite, o passado, o movimento lento que propicia à germinação em contraponto à ação fertilizadora do Arcano 1. No entanto, ela mesma se duplica e reduplica no claro e no escuro. É duas dentro de duas de duas dentro. A Sacerdotisa, tradução de Entropia, é o fundo infinito da fechadura. Para uma fechadura existe uma entre 7 chaves. Que é possível encontrar se você não se perder no espelho.


SILÊNCIO


O decifrador está nos limites do esconderijo. Ele o Dono do Silêncio, o único que pode se aproximar do Segredo. Só se decifra um código em um minuto branco, extenso e calado. O fotógrafo possui o instantâneo. Uma carta escondida embaixo de sua larga manga, o ciciar da cigarra. O Eremita sabe. Coleciona informações, capta sinais, enxerga pegadas no escuro. Ele só existe no tempo presente, é o Agora. Aquele que percorre o caminho por vielas escuras. O conspirador solitário com a habilidade de decodificar o emaranhado dos signos. O leitor. A serpente que se esgueira e se enrola nas joias da arca. O Silêncio concentrado no Segredo olha para o Sigilo.

 O Eremita/ Alchemical Tarot

O ERMITÃO - IX

A carta 9 do Baralho Maior fecha um ciclo na organização numérica do Tarot. O Eremita é o Velho Sábio, O Louco que criou Juízo. Sua capa abriga a Ciência e o Conhecimento. Amoral, pode usar o que sabe da forma que bem entender. O Silêncio conhece a anatomia do Segredo. Mas não pode ou não deve revelá-lo. Até que cada um por si, Deus por todos.


REVELAÇÃO

Na infância minha mãe me deu um livro ilustrado que mostrava Deus nas nuvens, dono do Céu e da Terra. O Grande Olho. Sim, é a mesma imagem que se formou frente aos seus olhos agora. Aquele-que-Tudo-Vê, o chato de galochas que não nos deixa brincar em paz. O que descobre a cena antes do desfecho. Do olho imenso do anjo vazam raios, o som da revelação. Alarde, gritos e confusão. Um bando de pássaros revoa atabalhoadamente. A porta foi aberta. Agora não tem mais jeito. O Futuro está acontecendo. As cartas voam da mesa. Vamos ver a foto.



 O Julgamento/ Kazanlar Tarot

O JUÍZO - XX


Chama atenção a diferença iconográfica entre o arcano 20 nos baralhos de Marselha e no Rider-Waite em contraponto ao Aeon de Harris-Crowley. As razões que levaram Crowley a alterar a imagem já foram bem exploradas, mas cabe aqui uma observação que cai bem neste Ciclo do Segredo. Se nos primeiros o Anjo é um escancarado, no segundo leva o dedo de enfermeira à boca e refaz o Silêncio. Devolverá o Anjo/Hórus a decifração ao Rei dos Enigmas? E o Eremita, por sua vez pedirá perdão à Sacerdotisa/Nut por sua curiosidade? O Universo continuará a seguir o caminho da Entropia? Aguardem as cenas dos próximos capítulos. A chave você sabe onde está. 

Zoe de Camaris


* Hoje cedo li uma publicação da taróloga (e fotógrafa) Giane Portal sobre a A Sacerdotisa. Lembrei-me imediatamente de uma ideia que rabisquei nas paredes da área de serviço e que continuei a escrever na minha imaginação. Ela é a autora das imagens que ilustram esse pequeno artigo. Grata, Giane, pelo mote. 

Um comentário:

Nanda Botelho disse...

Gostei do detalhe no arcano 20, o arauto pede silêncio no baralho de Crowley!!! Ainda não havia percebido isso!!! rsrsr