17 de janeiro de 2009

O ANO DA FORÇA


__A Força - Tarot Nicholas Conver


O ano de 2009 é do arcano XI, A Força. No Tarot, é comumente representado pela figura de uma dama que envolve um leão. Não sabemos se ela o alimenta, o acaricia, abre ou fecha sua boca. Sabemos que os personagens da lâmina XI se mostram em um enigma cúmplice. O animal e a dama são retidos para sempre no emblema arquetípico que os representa. No momento em que foi eternizado o leão se mostra tomado pela força uma mulher. Ou seria um engano e a mulher estaria presa no olhar magnético do felino?

Conta-se que os grandes gatos têm poder hipnótico. Que o contato físico com o predador acontece em condições similares a um sonho de olhos abertos em um estado de privação prazeroso. O ser humano então, capturado pelos olhos do felino, não consegue reagir. O cérebro anestesia o corpo e se instaura uma cumplicidade entre presa e predador para que tudo acabe o mais rapidamente possível. Um entorpecimento dos sentidos, quase um prazer sensual toma conta da vítima – resta entregar-se.

Quem domina quem?

Não sabemos como a dama chegou até o animal, não sabemos o que vai acontecer em seguida. Ela soltará o leão e ele rodeará suas pernas como um gatinho? Ou ouviremos um rosnado, um esturro fatal mostrando a revolta do leão contra sua frágil domadora?

Para quem não assistiu, recomendo o filme “Roselyne et les lions” (1989), de Jean-Jacques Beineix. É possível ver a Dama da Força (e A Morte) em ação bem de pertinho (clique na imagem e veja o vídeo). A beleza de Isabelle Pasco é impressionante.





Uma mulher não domina um leão pela força bruta. Então, temos que pensar que tipo de força está em jogo, já que a ação contrária, o leão que domina a mulher, é mais plausível na vida real. Que é tão real quanto a vida simbólica, é bom não esquecer.

É o poder da suavidade que desarma o animal? Vejo delicadeza e pureza nos olhos da dama do Tarot marselhês, mas suas mãos me parecem bem fortes com a empunhadura cor de carne (no Tarot marselhês de Jean Payen). Seu pé também se mostra bem apoiado surgindo pela barra do vestido.

Será que a Dama da Força subjuga o leão pela sensualidade? Sim, a Dama é sensorial. Se não fosse, não conseguiria manter o bicho cativo.

Crowley a rebatiza, no Thot Tarot se chama “Lascívia”. E hipostasia a figura relevando ao máximo apenas um de seus aspectos: sua extrema sensualidade e a lida direta com o instinto.

__Lascívia - Thot Tarot

A Dama controla o leão através da inteligência? Seria a representação do confronto entre o poder da mente e a força bruta? Provavelmente. No Tarot de Marselha o chapéu da Força é a mesma leminiskata, símbolo do infinito, que cobre a cabeça do Mago - figura mercuriana por excelência.

Podemos dizer que a “namorada” do Mago no Tarot é a Dama da Força, também chamada de “A Feiticeira”, com muita propriedade.

E quando se fala do arcano XI, estamos pensando em quem? Na dama ou no animal? Sem dúvida representa os signos astrológicos de Virgem e Leão. A Força é o resultado da ação das duas figuras, intimamente ligadas.


Nos contos de fada, é “A Bela e a Fera”. No cinema,“King Kong”, o bruta gorila, rendido por Ann, uma bela loura. Ou Betty Ross, a namorada do “Hulk”, que o faz diminuir de tamanho, coisa que toda a armada norte americana unida não consegue.

Sim, porque ela também rende o leão através da beleza e do amor.

Tudo isso nos leva a pensar que ano de 2009 nos coloca frente a uma questão corriqueira, mas também muito interessante: o domínio das paixões. Somos vítimas da ação das paixões ou nos colocamos acima delas? O ideal será abrir a jaula e soltar as feras ou mantê-las cativas e alimentadas? Nem tanto ao céu, nem tanto à terra. Soltando as feras sentimos um grande alívio, mas prejudicamos quem está ao redor. Trancando a fera na jaula poupamos nossos amigos, companheiros e familiares, mas ficamos com um sapo (um leão?) preso na garganta.

Deixemos que a Força venha como uma grande lufada de vento. Respiremos sua energia brilhante - ela é nossa. Do momento que interagimos com a Força, assim como a Dama interage com o Leão, conseguimos absorver seu poder, integrá-lo ao nosso corpo. O leão nos alimenta. Nós alimentamos o Leão. E podemos assim, distribuir sua intensidade.

Essa solução serve para momentos de raiva, situações de crise, para momentos em que somos tomados por uma grande paixão e corremos o risco de tomar atitudes precipitadas.

A Força ensina que a energia apaixonada precisa ser distribuída dentro de nós, antes de qualquer outra ação. Precisa correr por nossas veias. Precisa ser vivida e devidamente emanada.

Depois dos rituais coletivos de Ano Novo, desejo que A Feiticeira propicie a todos nós uma conversa com a natureza de nossos leões, panteras, serpentes e pássaros internos, através da compreensão do magnetismo e do sentido de dignidade.

Que haja carinho, inteligência, coragem, soberania, vitalidade e muita motivação na hora da Domadora abrir a jaula.

Às nossas feras, um perfeito 2009.



Zoe de Camaris
artigo publicado originalmente na Revista Personare: www.personare.com.br

Nenhum comentário: