17 de maio de 2005

Tarot e Alquimia


Arcano XIV - A Temperança

Giancarlo Schmid, tarólogo, editor do tema no Sobresites, postou um comment falando sobre a impressionante riqueza do Tarot e pontuando sua relação com as pranchas alquímicas. Me parece mesmo que os arquétipos presentes em diversos sistemas iconográficos conversam entre si. Visitam uns aos outros, tomam cafezinho, trocam presentes que modificam e acrescentam algo ao vizinho e se despedem amigavelmente. E isso acaba fazendo toda a diferença no momento de uma abordagem iconológica. Há uma interpenetração simbólica que é visível ao olhar mais atento. Esta conversa arquetípica entre imagens continua acontecendo e tende a persistir ad infinitum.

Quanto à Alquimia, Gian, um dado bacana, talvez você conheça: a estrutura subjacente às 22 pranchas do Splendore Solis proposta por Adam Mclean (1989) em que o autor identifica um padrão passível de relacionamento com o caminho proposto pelos 22 arcanos do Tarot, se observada a essência do processo:

Nas imagens 1,2,3,4 do Splendore Solis teríamos o "Material Primal do Trabalho"; 5,6,7,8,9,10,11, "As Sete Fases no Processo de Alegoria"; 12,13,14,15,16,17,18, "As Sete Retortas da Transformação" e nas imagens 19,20,21,22, "O Fim do Trabalho".

Parece congruente, não?

São muito interessantes as possibilidades de correlação estrutural, como no trabalho de Mclean, ou ainda os estudos de Cabala e Tarot, Astrologia e Tarot, etc. Vale tudo o que possa nos auxiliar a obter mais insights. No entanto, me fascinam muito mais as semelhanças individuais entre os Arcanos e outras imagens, até porque o Tarot é uma estrutura que se basta, no que concordo com diversos outros tarólogos.

Encontrei algumas figuras da Alquimia nas quais percebo relações com o arcano alquímico por excelência, A Temperança.

Aí estão:


in Aurora Consurgens, final do século XIV

Esta imagem faz parte do livro O Museu Hermético - é uma alegoria ao Caos dos elementos e a decorrente necessidade de harmonização. O texto relativo à imagem afirma que se deve prestar atenção à Temperantia (ver p.187), à moderação, de forma que nenhum dos elementos da Obra assumam predominância. Aqui se ilustrada exatamente a desarmonia.

A Serpente nas mãos da figura simiesca nos remete imediatamente ao fluxo e refluxo da água no Arcano da Temperança. Serpente esta, que no trabalho de restauração feito por Caimon e Jodorowiski (observar a primeira imagem deste post) encontra-se aos pés do Anjo.


Maria Prophetissa, in Symbola aureae mensae, 1617

Na figura acima, temos Maria, a Prophetissa (será essa a alquimista chamada de Maria, a Judia - a mesma que teria inventado o "banho-maria"?), apontando para o fluxo contínuo entre dois vasos, simbolizando a união do superior com o inferior.



Sophia, in Aurora Consurgens, sec XIV

Eis a negra Sophia, a Sabedoria. Representada alada como o anjo do Arcano XIV , traz nas mãos um escudo com a serpente das transformações na mesma altura em que o anjo da Temperança desempenha seu elástico trabalho. Importante lembrar que a retorta humana é o abdômen, o centro energético e vital do Chi. Não é essa a região governada pelo signo do equilíbrio, Libra, na Astrologia?

E agora, deixando um pouco de lado as imagens alquímicas, não será também a mãe desempenhando a nobre função de temperar a mamadeira de seu filho na pia da cozinha, uma imagem muito nítida da Temperança? É, porque o bebê chora, a gente fica nervosa e a tendência é derramar tudo...

Abraços, Gian.
E para todos.

Zoe

2 comentários:

Mariana disse...

Zoe, está muito interessante aqui! Depois de 2 anos e meio, que achei que o tarot me "passou a perna" e não vi coisas direito, estou voltando a me ligar a ele, e esta semana tive boas surpresas, como sou totalmente leiga, achei tudo muito bom aqui! Luz pra ti!
Beijão
Mari

Mike disse...

I didn't know there was so much information about tarot falD1! Looking for tarot falD1 has taken me all over the Internet. ASnyone who wants to learn about tarot falD1 could take a look. I found that it was the best information I could find so far. Your blog is good though :-) Thanks